quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cadê o romantismo??!!

O isolamento de outras pessoas nem sempre é ruim.


O próprio Jesus tinha o hábito de isolar-se regularmente das multidões e ficar a sós com Deus, depois de um dia de trabalho em meio às multidões. Nessas ocasiões, ele orava e renovava suas forças.
Eu particularmente gosto, de ficar só, lendo um bom livro, ouvindo uma boa canção, orando e estudando a Bíblia.
Mas..., existe uma solidão maléfica, característica da sociedade em que vivemos. As pessoas podem viver numa mesma casa com muitas outras e ainda assim viver isoladas delas. Já que fomos criados como seres sociais, viver em isolamento geralmente provoca tristeza, depressão, angústia e, em casos extremos, o suicídio.
Isolamento acontece mesmo entre pessoas tão íntimas como marido e mulher. Hoje em dia com esse modernismo todo podemos ver marido e mulher cada vez mais longe um do outro.
Em vez de produzirmos intimidade e cumplicidade, vivemos, experiências diferentes e sistemas de valores diferentes que separam os casais.
Antigamente, as pessoas nasciam e cresciam juntas num mesmo lugar. Hoje, elas vêm de passados completamente diferentes um do outro.
Esse modernismo todo tem passado a idéia de que o casamento é um relacionamento na base de 50 / 50 (fifty - fifty). Isso é, cada um dá um pouco de si. Mas isso não funciona, na verdade. O padrão cristão é 100 / 100 (tudo em tudo). Ou seja no casamento, temos de nos dar inteiramente.
O egoísmo é provavelmente a maior ameaça à unidade do casal. Ser egoísta é buscar realização pessoal deixando o cônjuge de fora (não compartilhando o seu dia, seus problemas profissionais, dificuldades, seus sonhos e objetivos).
Existem casais que quase não se vêem, pois o esposo/esposa passam mais tempo fora (viajando) á trabalho ou com uma carga horária exagerada, que se contarmos em um mês de 30 dias eles se viram apenas 10 dias... (e ai, os outros vinte dias como fica??? será que isso vale a pena? Ganha se muito...mas curtem-se pouco, então para que ganhar tanto se não se tem o prazer de estar com quem se ama??) isso é uma ilusão bastante comum que o esposo/esposa podem obter sucesso independentemente um do outro e ainda ter um casamento bom.
Na prática,quase nunca isso dá certo. E sabe porque?
Porque se abrem brechas, e a palavra de Deus diz que: “na verdade o espírito está pronto, mas a carne é fraca” Mc 14:38
Outros fatores são problemas não superados, pesquisas mostram que cerca de 70% dos casais que passam por experiências traumáticas (como perder um filho num acidente, ou ter um filho gravemente deficiente, passar por um período de desemprego ou dificuldade financeira...), se separam ou se divorciam.
A mídia tem popularizado a idéia de que aventuras extraconjugais são algo normal. O fato é que, não somente o adultério consumado, mas o adultério emocional – (uma amizade muito íntima com alguém do sexo oposto), provoca o isolamento dos cônjuges.
A pressão contínua do estilo de vida acelerado em que vivemos contribui para que cada vez mais vivamos estilos de vida separados uns dos outros.
Outro fator é nosso hábito de assistir TV. O problema é mais grave do que a violência mostrada na tela. Membros de uma família podem estar juntos na mesma sala assistindo TV, e estar perfeitamente isolados uns dos outros. (eu conheço casais que assistem ao mesmo programa em cômodos separados) - olha o absurdo dentro de um lar!!!
É como eu costumo dizer “vamos vigiar né gente?? (faz uma bacia de pipoca e senta ao lado do amado), talvez vocês nem vejam o final da programação, rsss...”
A grande maioria dos moradores das grandes cidades - mesmo cristãos - raramente conhece seus vizinhos! (eu mesma, moro em um condomínio fechado, com 160 moradores, se eu conhecer “amizade mesmo” com 20 é muito...), cadê aquele contato com os vizinhos (troca de pratos, receitas, diálogos), não existe mais a confiança e o carisma entre as pessoas, todo o moderno sistema de comunicação produzido atualmente pela sociedade tende a eliminar cada vez mais o contato humano, deixando-nos sempre de sobreaviso: Internet, e-mail, chat, etc.
O isolamento é uma ameaça séria mesmo,estes casais precisam perceber que se não tomarem as providências necessárias e se não tratarem dessa ameaça juntos, acabarão por viver isolados uns dos outros, mesmo debaixo do mesmo teto.
Muitos casais casados fazem sexo, (mas não amor), e não é só o “ato” em si, não se tem mais o romantismo, os beijos, as caricias, tenho conversado com algumas “meninas” (gostaram? Rsss...), e fiquei impressionada ao saber que a maioria dos casais só se beijam apaixonadamente no momento do ato sexual, isso quando se beijam né?, “meninos vigiem!!!” rsss... O erro típico que muitos casais cometem é achar que o romantismo com o tempo tende acabar (quando na verdade deve AUMENTAR, pois passamos a conhecer melhor o nosso parceiro), mas isso requer estímulos (eu e meu esposo trocamos mensagens o dia todo pelo celular, ligamos um para o outro e dizemos besteiras, brincadeiras...) pois passamos o dia todo fora e com isso mostramos a importância de um para o outro, que estamos pensando e sentindo a falta de estarmos juntos e com isso “preparamos o terreno” para o encontro logo mais à noite em casa, e com os filhos é da mesma forma, dizemos todos os dias o quanto os amamos, outra coisinha que faz a diferença para um casal, (você já experimentou deixar em seu quarto um abajur e um aparelho que toque cd em seu criado-mudo, hoje existe vários modelos, experimente... criar um clima...é muitooo bommm...), ou seja use da sua criatividade para não deixar que vocês caiam na rotina, e é claro tudo com muita ordem e decência.
Parece que não mas, isso faz toda a diferença, pois quando surgirem as “tentações” e os problemas, ficam tudo mais fácil pois saberemos onde estamos alicerçados e o que realmente tem valor em nós e para nós.
Pois, a palavra de Deus diz que: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." 1Coríntios 13:4-7

Por isso meus amores...Sejam felizes...até que a morte os separe!!!
O que Deus uniu, o homem não separa. (Marcos 10:9)

"eu creio!!"