quinta-feira, 22 de março de 2012

Mulher Sábia...

“A mulher sábia edifica o seu lar, mas a insensata, com as próprias mãos o derruba”. (Pv 14:1)
"Palavras agradáveis são como favos de mel, doces para a alma e medicina para o corpo". (Pv 16:24)
No livro de Provérbios  Salomão nos ensina que a "edificação do lar" certamente não é a construção material de uma casa, e sim que: está nas mãos da mulher a edificação de seu próprio lar, isto falando no sentido do relacionamento familiar.
Portanto cabe à nós esposa o papel de harmonizar o nosso relacionamento com marido e com os filhos.
Deus nos deu este "poder".
A forma mais antiga de edificarmos os relacionamentos é através de palavras, a bíblia é muito rica, quando nos ensina sobre os cuidados com nossas palavras, Deus nos ensina que: "a vida e a morte estão no poder da língua" (Pv. 18-21).
Então como pode uma mulher edificar seu lar, através das palavras?
É muito simples...podemos edifica-lo através de palavras agradáveis, amáveis, de incentivo, de encorajamento, de exortação, enfim... através de palavras que transmitam graça e paz de espirito aos que ouvem (Ef. 4-29).
Contudo, em nosso dia a dia, as tarefas domésticas, o trabalho fora do lar, a educação dos filhos e as demais atividades, exercem uma pressão emocional muito grande, a ponto de conseguir nos deixar "irritadas", e, assim, as palavras (ás vezes) acabam sendo palavras de morte, ou seja, palavras que ferem, desanimam, provocam a ira, magoando, entristecendo, acabando por "derrubar o lar".
Precisamos como esposas, entender este papel que temos dentro do nosso lar, de edificá-lo, e tomarmos cuidado para que o corre-corre, a rotina, as influências externas, não venham interferir de tal forma, na nossa vida e nos nossos sentimentos a ponto de tornar nossas palavras de vida (em palavras de morte).
Se Deus nos deu um lar, um marido, filhos, é porque ELE também nos deu capacidade para edificar nosso lar.
E se não estamos fluindo vida dentro de nossa casa, a responsabilidade é toda nossa!
Não adianta nos justificarmos diante de nossas dificuldades, com desculpas ou "transferindo culpas".
Sei que muitas vezes podemos estar tristes, cansadas, desanimadas...mas ainda assim, continuamos a ter dentro de nós o poder de abençoar nossa família.
Que tal uma parada para reflexão neste sentido...
Será que não estamos falando para eles (nossos familiares) algo que esteja ferindo, magoando, desanimando ou mesmo "matando" espiritualmente.
Será que não temos sido muito mais semelhantes à mulher "rixosa" de Pv. 21-19 (que reclama de tudo) ao invés de sermos à mulher "virtuosa" de Pv. 31-10 (lançando palavras de bençãos que cura, restaura e edifica).
E ainda assim, nos damos ao luxo de ficarmos perplexas nos perguntando, o porque que muitas das vezes nossos maridos não querem chegar cedo em casa e nossos filhos preferem sair de casa, ou passar o dia na rua.
Pensemos bem... que prazer você teria em ir para um lugar onde só houvesse atrito, desordem, reclamações, cobranças, etc. etc...??
Em algumas situações pode até ser difícil, mas o Senhor é a nossa força e sei que ELE pode nos ajudar e romper as barreiras e abençoar nosso lar.
Que tal se mesmo diante das dificuldades...seja ela qual for, agirmos de maneira diferente.
Quando o maridão chegar com aquela cara de "maracujá" rsss...(bravo, cansado, estressado), você o recebesse com amor, carinho sem cobranças e reclamações, crendo e intercedendo para que ele apenas esteja daquela forma devido a correria do dia-a-dia, com certeza ele vai estranhar no primeiro dia (afinal de contas você não falou nada)... no segundo..., no terceiro ele já vai estar todo ansioso por chegar em casa, quem sabe te traga até um chocolate (normalmente as mulheres gostam, eu sou excessão, creio que o maridão me traria morangos ou bala de goma, rsss...).
Da mesma forma com os filhos, ao invés de só cobrar e criticar que tal se você INCENTIVAR, afinal de contas já tivemos a idade deles e sabemos que tudo isso faz parte (pensam que sabem de tudo, são os donos da razão), mas é preciso apenas que eles saibam que podem contar conosco para ENSINÁ-LOS á pescar.
Por isso queridas...vamos vigiar e edificar o nosso lar, dia-a-dia, um bloco por vez... e não derrubá-lo com nossas próprias mãos.
Que o Senhor Jesus nos abençoe com a sua graça e misericórdia e nos dê sabedoria para cuidarmos do nosso lar.