quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Deveres dos Pais

“E olhei, levantei-me e disse aos nobres, e aos magistrados e ao resto do povo: Não os temais; lembrai-vos do Senhor grande e temível; e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas. “ Neemias 4:14

Muitas vezes, o homem não sabe que é dele a responsabilidade de levar à sua família a ter um encontro verdadeiro com Deus.

Neste versículo Neemias esta convidando o esposo, o pai (o homem da casa) a pelejar pela sua família, que não devemos temer os inimigos, porque o Senhor é grande e forte, e sendo assim, podemos dizer com toda a certeza que com ele somos mais que vencedores.

O esposo (como o guerreiro), juntamente com sua esposa, que é a (auxiliadora, a ajudadora) idônea, precisam levantar o escudo, empunhar sua espada e lutar pela sua casa, vigiando e orando para que a sua família permaneça sempre aos pés de Jesus, crescendo na graça e no conhecimento, com carinho, amor e sabedoria direcionando sua esposa e filhos aos caminhos do Senhor, tendo sempre em mente que eles são suas primeiras ovelhas.

Pois, de que adianta o homem, muitas vezes, orar, visitar, falar do amor de Jesus, cumprindo assim o “ide”, e se esquecer que lá na sua casa, ficaram algumas ovelhas abandonadas, que nunca recebem oração, nunca lhes é falado da palavra, nem do amor incondicional e nem ao menos um momento de atenção lhes é dirigido. O exemplo deve começar dentro da nossa própria casa.

Deus vai cobrar de você homem, que é o sacerdote, o cabeça do lar, a vida da tua esposa e dos teus filhos, (mas não se esqueça que a salvação é individual), você apenas poderá instruí-los na palavra de Deus, (a escolha é de cada um).

E isso vale para nós mulheres também, pois muitas vezes (assim como acontece comigo) os esposos não são convertidos ao Senhor Jesus, já outras mulheres são os verdadeiros chefes de famílias, tem a missão de serem pai e mãe ao mesmo tempo e não tem escolha para isso.

E aí... fica valendo a sabedoria da mulher em ser uma coluna (de sustentação) em seu lar, intercedendo, regando seus (filhos e esposo) com oração, ensinamento e louvores, apresentando-os ao altar do Senhor a cada dia.

Pois a palavra de Deus em Provérbios 14:1, diz que: “a mulher sábia edifica seu lar, a tola com suas próprias mãos o destrói”

“ Ensinar ”
Deuteronômio. 6:6-7 “ E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentando em tua casa, e andando pelo caminho e deitando-te e levantando-te”.

É nosso dever cuidar do bem estar espiritual dos nossos filhos, fazendo todo o esforço para levá-los a um real relacionamento com Deus.

“ Treinar ”
Provérbios. 22:6 “ Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele”.

Em todas as atividades precisamos fazer treinamentos, e não é diferente nas coisas de Deus, treinemos a criança e ela dará bons frutos pôr toda a tua vida.

“ Controlar ”
1 Timóteo. 3:4 “Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos sob disciplina, com todo respeito”.

É nosso dever controlar a criança, ate que ela seja capaz de governar sua própria vida. Os filhos, geralmente, refletirão exatamente o que os pais são, eles estão observando atentamente tudo o que acontece, como numa platéia de teatro, cujo atores são os seus pais.

“ Corrigir ”
Provérbios 13:24 “O que retém a vara odeia a seu filho, mas o que o ama á seu tempo o disciplina”.

A disciplina tem como alvo eliminar a rebeldia, a insensatez e o desrespeito do coração da criança, há algo no coração das crianças que os pais precisam alcançar, os filhos só poderão obedecer aquilo no qual foram ensinados.

Muitos pais corrigem seus filhos, e eles (filhos) nem sabem o porque, ou o motivo pelo qual foram corrigidos. Devemos ensinar o que eles podem fazer, ao invés de só impor o que não podem fazer. Correção não é bater, agredir com palavras, mas trazer a criança de volta aos caminhos em que foram ensinados, e que em certos momentos por um motivo ou outro se desviarão.

Se os filhos vêem o amor que existe entre o pai e a mãe, eles aprenderão desde pequenos que o amor é necessário para que um lar seja bem sucedido, (eu mesma fui criada em um lar desfeito “meus pais eram separados” desde que eu tinha dois anos, mas...mesmo eles sendo separados eles sempre se respeitaram, eu nunca ouvi meu pai falando mal ou sendo agressivo no trato com minha mãe e vice-versa, muito pelo contrário, acho até que eles se amavam verdadeiramente, porém não conseguiram conviver juntos), isso me leva a refleti que realmente o que faltou aí foi Deus. Mas voltemos ao estudo (rsss...).

Se existe respeito entre todos os membros da família, eles nunca terão dificuldades em respeitar qualquer pessoa, em qualquer lugar onde estiverem. Se os pais reconhecerem seus erros e pedirem perdão aos seus filhos, eles também não terão nenhum problema em fazer isso quando for necessário. (eis aí a diferença entre o respeito e o medo)

Os filhos devem ser disciplinados enquanto são crianças, enquanto há oportunidade de moldar as suas vidas para o bem, e ensinar-lhes o caminho de Deus. Se nós pais formos negligentes nisso, nos tornamos, em parte, culpados da ruína subseqüente que atinge a vida de nossos próprios filhos.

Os nossos filhos serão o futuro da igreja, da cidade, do estado, do país, não é verdade?

Mas eu te pergunto: o futuro já chegou? Não.

Mas os filhos já estão aqui... e se não ensinarmos eles hoje, jamais existirá o futuro.

O que será desta geração que esta crescendo sem o conhecimento da palavra de Deus?

A própria palavra diz que nos fins dos tempos seria: “ pai contra filho e filho contra pai”

E tudo isso é justamente falta de um alicerce, falta de Deus em suas vidas.

Há cada dia que passa as meninas estão engravidando mais jovens; os meninos estão querendo mostrar a sua virilidade mais cedo, eles estão sendo viciados em todo o tipo de drogas, e muitos ainda são apenas crianças; estão vendo os seus pais se separarem, alguns com muito pouco tempo de casamento, outros com mais tempo de casados e pôr qualquer motivo, (e acham até que isso é natural, alguns até dizem que seus “velhos são descolados”).

Mas tudo isso reflete intimamente neles de forma desagradável, e aí eles procuram o que não encontram em seus lares (o apoio, o carinho, o amor, o cuidado ou simplesmente aquela chateação de pais).

Vendo tudo isso acontecer ao redor deles, o que poderemos esperar quando eles crescerem?

Eu costumo dizer aos meus filhos que só posso dar á eles aquilo que eu tenho, então...eu te pergunto:

O que é que você tem dados aos seus filhos?

Fica aí essa pergunta para refletirmos...

Que Deus continue nos abençoando.

Bjs á todos ...

Susi Cléa.

Nenhum comentário: